Como os vinhos gaúchos, e principalmente da Serra, ganharam espaço no mercado e hoje são referência de qualidade

26/08/2021

A nossa Campanha de 35 anos, Uma História do Mosto ao Brinde, continua hoje contando um pouco sobre como aconteceu o reconhecimento da Serra Gaúcha como grande viticultura de qualidade em nosso país.

Nós já sabemos que a tradição da colheita das uvas para a fabricação do vinho foi oriunda dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. O sabor dos vinhos feito por essas pequenas famílias, agradou os comerciantes com os quais trocavam as bebidas por alimentos. Estes passaram também a comprar desses agricultores a bebida em pequenas quantidades para revender para pequenas quitandas. Ver o seu produto revendido nas lojas por 5x o valor original desagradou os produtores italianos que passaram a vender diretamente para elas.

A bebida começou a ser produzida em grande escala somente no início do século XX, com o incentivo do governo de transformar os pequenos negócios familiares em corporativas maiores. Usando como marca o sobrenome dessas famílias, os vinhos passaram a ser reconhecidos no Brasil e no mundo todo.

A chegada cedo desta tradição nos solos gaúchos possibilitou um melhor estudo e aprimoramento da técnica de cultivo e preparo do vinho, resultando em uma bebida de qualidade reconhecida. Atualmente, a Serra Gaúcha é a maior produtora de vinhos e espumantes do Brasil, e grande atrativo para os apreciadores das bebidas no mundo todo.