A História do Vinho no Mundo

30/04/2021

Hoje o vinho é uma das bebidas mais consumidas do mundo, mas até chegar a esse patamar e se tornar o “queridinho dos gaúchos” levou um bom tempo. O primeiro cultivo da uva é datado por historiadores há mais de 4.000 anos A.C., na Europa, região do Cáucaso. O gosto pela fruta foi evoluindo junto com o passar dos anos e séculos, e com isso diversas invenções rudimentares foram criadas para ajudar no cultivo da vinha, como prensas para o esmague da uva e ânforas para o transporte e armazenamento do suco.

O primeiro ápice da bebida aconteceu na Grécia antiga, onde diversas narrativas da Mitologia Grega, como a Guerra de Tróia, trazem relatos do consumo e produção do vinho na época – existindo, inclusive, um Deus responsável pela bebida, conhecido como Dionísio. Tempos depois, na Roma de Júlio César, a bebida já era prestigiada e servida como presente aos generais e soldados do imperador, surgindo daí a famosa fama da região de Borgonha, conhecida hoje pela sua colheita e produção de vinho.

Do Império Romano à Idade Média, o vinho se manteve presente. Nesta época, já eram escritos livros contendo tudo sobre a viticultura, descrevendo processos e técnicas reproduzidas até os dias atuais, como a invenção do barril para a tanoaria. No período das grandes navegações a bebida também não foi esquecida, e, graças aos colonizadores, o vinho passou a conquistar novos territórios, inclusive o Brasil, através de Brás Cubas, colonizador português conhecido como o primeiro viticultor em nosso país.